Programa de Residência Pedagógica abre vagas para professores da Educação Básica atuarem como preceptores

Publicado em 06/06/2023 08:30

Professores que atuam nas escolas de Educação Básica da rede pública podem se inscrever no processo seletivo do Programa de Residência Pedagógica (PRP 2022/2024) da UFMS . As inscrições devem ser realizadas até o dia 13 de junho pelo sigproj.

Com o objetivo de induzir o aperfeiçoamento da formação prática nos cursos de licenciatura, promovendo a imersão do licenciamento na escola de Educação Básica, o programa é uma das ações que integram a Política Nacional de Formação de Professores.

“O Programa de Residência Pedagógica estimula as discussões referentes a temas educacionais realizados com o grupo, por meio da articulação entre a UFMS e a escola pública de Educação Básica, proporcionando aos participantes a produção de conhecimentos específicos”, explica a diretora de Inovação Pedagógica e Regulação da Pró-Reitoria de Graduação, Heloisa Laura Queiroz Gonçalves da Costa.

As vagas são para professores preceptores nas cidades de Coxim, Três Lagoas, Naviraí Corumbá e Campo Grande, nas áreas de biologia, geografia, história, língua portuguesa, pedagogia e sociologia. A bolsa paga ao preceptor selecionado é de R$ 1.100,00 mensais custeada e concedida pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

De acordo com a coordenadora Institucional, Marta Costa Beck, o programa iniciou em 2018 e está na terceira edição que segue até o dia 30 de abril de 2024. “Aprendemos a cada ação desenvolvida e o enriquecimento curricular dos estudantes que tem sido constante, a integração entre a Universidade e as escolas da Educação Básica tem gerado frutos e grandes desafios”.

A professora de língua portuguesa da Escola Estadual Júlia Gonçalves Passarinho em Corumbá, Rita Cássia Aureliana, entrou para o PRP em 2022.

“Ser preceptora é de extrema importância pois vejo como uma forma não só de auxiliar os estudantes, mas também de contribuir com a educação e principalmente na formação dos novos profissionais em educação e oportunizar uma vivência mais ampla dentro da escola”, relata a professora Rita.

Para participar, os candidatos interessados na área correspondente ao subprojeto devem possuir licenciatura que corresponda ao componente curricular, com no mínimo dois anos de magistério na Educação Básica; ter disponibilidade de tempo para as atividades previstas no projeto; além de fazer parte do corpo docente da escola que integre o projeto institucional, exceto para subprojetos de Educação do Campo e Intercultural Indígena, nos quais será admitido possuir licenciatura em área diversa do curso, desde que atue em escola e modalidade do campo e indígena, respectivamente.

A lista dos candidatos aprovados será divulgado no dia 15 de junho no portal da Pró-Reitoria de Graduação. A relação completa dos documentos e requisitos necessários, bem como mais informações estão disponíveis no edital abaixo.

Texto: Lúcia Santos 

EDITALno-204_2023-PROGRAD_UFMS-Selecao-de-Preceptore-PRP